Oracle – CREATE SYNONYM

Resumo: neste tutorial, você aprenderá como usar a instrução Oracle CREATE SYNONYM para criar um nome alternativo para um objeto de banco de dados, como uma tabela, visão, sequência, procedimento, função armazenada e visão materializada.

A instrução Oracle CREATE SYNONYM

A instrução CREATE SYNONYM permite criar um sinônimo que é um nome alternativo para um objeto de banco de dados, como uma tabela, visão, sequência, procedimento, função armazenada e visão materializada.

Esta é a sintaxe básica para criar um novo sinônimo:

CREATE [OR REPLACE] [PUBLIC] SYNONYM schema.synonym_name
FOR schema.object;

Nesta sintaxe:

  • Primeiro, especifique o nome do sinônimo e seu esquema. Se você pular o esquema, o Oracle criará o sinônimo em seu próprio esquema.
  • Em segundo lugar, especifique o objeto para o qual deseja criar o sinônimo após a palavra-chave FOR. Observe que o objeto de esquema (schema.object) não pode estar contido em um pacote.
  • Terceiro, use a opção OR REPLACE se quiser recriar o sinônimo se ele já existir. Caso o sinônimo não exista, OR REPLACE não tem efeito.
  • Quarto, use a palavra-chave PUBLIC para criar um sinônimo público que será acessível a todos os usuários. Observe que os usuários devem ter privilégios suficientes nos objetos subjacentes para usar os sinônimos públicos.

Depois de definir um sinônimo para um objeto, você pode referenciá-lo nas instruções SQL, como as instruções SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE.

Observe que você pode criar um sinônimo para uma tabela ou visualização que não existe. No entanto, a tabela ou exibição de destino deve estar disponível no momento em que você usa o sinônimo. Além disso, sinônimos compartilham o mesmo namespace que tabelas ou visualizações, portanto, você não pode criar um sinônimo que tenha o mesmo nome de uma tabela ou visualização que já existe no mesmo esquema.

Exemplo de Oracle CREATE SYNONYM

Este exemplo usa a instrução CREATE SYNONYM para criar um sinônimo para a tabela de inventários do banco de dados de amostra:

CREATE SYNONYM stocks
FOR inventories;

Se você usar o SQL Developer, poderá visualizar o sinônimo recém-criado nos nós de Sinônimo, conforme mostrado na imagem a seguir:

Agora, você pode usar o sinônimo de stocks em vez da tabela inventories na consulta como a seguir:

SELECT * FROM stocks;

Vantagens dos sinônimos Oracle

Em primeiro lugar, os sinônimos permitem que você altere nomes complicados e longos por apelidos simplificados. É muito útil se você trabalhar com sistemas legados. Portanto, em vez de se referir a uma tabela como human_resources.employee_locations, você pode usar offices.

Segundo, os sinônimos podem ajudar na compatibilidade com versões anteriores dos aplicativos legados. Por exemplo, você renomeia uma tabela, mas não deseja afetar os aplicativos atuais que a utilizam atualmente. Para manter os aplicativos funcionando corretamente, você pode criar um sinônimo que tenha o mesmo nome do antigo nome da tabela.

Terceiro, os sinônimos ajudam a mover objetos entre esquemas, até mesmo bancos de dados, sem quebrar o código existente.

Neste tutorial, você aprendeu como usar a instrução Oracle CREATE SYNONYM para criar um nome alternativo para um objeto de banco de dados.

Essa postagem faz parte de uma série de postagem para estudos pessoais, cujo sua fonte é: https://www.oracletutorial.com/