Quem é o Willdeglan

Profissional de T.I. com muita experiência em suporte ao usuário. Trabalhei em ServiceDesk, Suporte Presencial e Supervisão de equipe de Suporte em Órgãos Públicos como TCU, TST, Aneel, Ministério da Economia. Atualmente buscando oportunidades na Área de Dados.

Já participei de projetos comunitários como professor de informática em instituições locais como Associações e ONG, entre elas ASPRODEC e VEM VIVER, ministrando cursos de Operador de Micro, Montagem e Configuração de Computadores, Design Gráfico e participei de projetos da Fundação Banco do Brasil, atuando como Coordenador de Cursos de Informática, tais como Operador e Montagem e configuração de Microcomputadores.

Tenho experiência em instalação de instancias de dos Bancos de Dados mais utilizados no mundo, Oracle SQL, SQL Server e MySQL. Venho estudando com mais ênfase, Banco de Dados da Microsoft, SQL Server. Formado em nível superior (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Pós-Graduado em Banco de Dados.

Sou um profissional que gosta de evoluir sempre, gosto de explorar as oportunidades internas e crescer junto com a empresa contratante, agora escrevo esse blog para ajudar profissionais e entusiastas a crescer e crescer junto comigo.

Certificações

Trajetória profissional

2001
Iniciei alguns cursos junto com meu pai que estava tentando uma recolocação no mercado. Inicialmente eu comecei fazendo artes-finais para uma empresa de cartões e impressos em geral. Segui pela informática aprendendo a realizar manutenção em desktops.

2004
Comecei a dar aulas de informática em cursos que, na época, eram chamados de Operador de Micro, Pacote Office e Montagem de Computadores.

2005
Coordenei cursos em escola de informática, onde aprendi a gerenciar matérias e organizar conteúdos para as aulas; também era o responsável pelas redes física e lógica da escola.

2006
Fui exercer minha obrigação com a nação, entrei para o Exército Brasileiro, dentre os cursos de formação e internos, fiz ITIL V2 (internamente), Samba Linux e Debian (internamente) e Web-Design (SENAI-DF).

2010
Voltei a dar aula de informática, cursos de Design Gráfico, Montagem e Configuração e Operador de Micros.
Só nesse ano comecei oficialmente minha carreira na TI, quando fui ser Operador de HelpDesk e iniciei a minha história com as certificações, minha primeira certificação de Suporte (MCDST).

2011
Em fevereiro, iniciei o curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

2012
Depois de ter a certificação MCDST, passei para suporte presencial e iniciei o estágio em Banco de dados, onde eu trabalhei com MySQL, Workbench, Oracle, SQL Developer, SQL Server, SSMS e também com PHP.

2013
Em janeiro, certificação MCTS Windows 7 e em novembro a colação de Grau, concluindo mais uma etapa da formação.

2014
Como previsível, o estágio em Banco de Dados acabou e sem efetivação, pois era em um órgão público. Vida que segue.

2015
Um novo desafio, em paralelo com o suporte, a supervisão de outra equipe de suporte ServiceDesk e Suporte de Campo.

2016, um ano difícil
O contrato de supervisão acabou e toda a equipe foi dispensada e fui dispensado por corte de efetivo na equipe de suporte.

2017
Voltei para o mercado fazendo Monitoramento (NOC) e, eventualmente, cobertura de férias dos Técnicos de Campo.

2018
Fui promovido, agora Técnico de Campo novamente.

2019
O ano que tudo começou a mudar... Cursos MySQL, SQL Server, Oracle, certificações MD-101 e MTA Databases Fundamentals, inicio da Pós-Graduação em Banco de Dados.

2020
Início da preparação de mais certificações e, em meio à pandemia de COVID-19, terminei a Pós-graduação, tirei certificações fundamentais de SCRUM e DevOps e, pela segunda vez, fui dispensado e colocado à disposição do mercado de trabalho em busca de novas oportunidades.